giovedì 6 ottobre 2011
Gastão Formenti
GASTÃO FORMENTI (1894-1974) - nasceu em Guaratinguetá, SP, de família italiana. Pintando vitrais, frisos e painéis, trabalhava na firma do pai, artista decorador de mansões e igrejas. Em sua casa tudo era propício à arte, inclusive ao bel-canto. Em 1927, já casado, em visita à Rádio Sociedade do Rio de janeiro, de surpresas, surge uma oportunidade para cantar. A aprovação dos ouvintes determinaria o início de sua carreira. Vem a ser, nesse ano, um dos primeiros cantores a serem contratados pela Odeon, na nova fase da gravação elétrica.
Seu primeiro disco, odeon-10.057, é lançado em novembro de 1927, com a canção sertaneja Anoitecer e o tango sertanejo Cabocla Apaixonada. Grava muito nos anos 30 e sempre permaneceu no primeiro patamar da admiração e do respeito do público. Talvez seja o intérprete de mais técnica que tivemos, sem, todavia, deixar de lado a emoção.
Em 1941 praticamente encerra a carreira, que sempre conduziu mais pelo amor à arte. Seria, daí por diante, somente o pintor de quadros a óleo, que nunca deixou de ser, de talento consagrado por vários prêmios. Gravaria ainda um disco na Odeon, em 1947, outro em 1952 na R.C.A. Victor, 2 faixas num Lp. da Sínter, em 1956, e 1 faixa noutro da Copacabana, também nesse ano. E um notável Lp. na R.C.A. Victor, em 1959, intitulado Quadros Musicais, com os seus maiores sucessos. Sua voz ainda era a mesma. Em 78 rpm, no total, foram 153 discos com 299 músicas.
Iscriviti a:
Commenti sul post (Atom)
Nessun commento:
Posta un commento