misabell

free counters

martedì 14 settembre 2010

Raul Passos


Raul Passos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Informação geral
Data de nascimento 10 de Agosto de 1983 (27 anos)
Origem Santa Catarina (SC)
País Brasil

Raul Alexandre Almeida Passos, mais conhecido como Raul Passos (Piçarras, 10 de Agosto de 1983), é um pianista, regente, compositor e poeta brasileiro, de ascendência portuguesa.

Biografia
Raul Passos iniciou seus estudos musicais em Curitiba, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, aos 6 anos. Aluno da pianista Vivian Siedlecki, aprimorou-se em cursos com Cristina Banegas (Uruguai) (órgão), Anna Maria Feijó (cravo) e Hélcio Müller (música de câmara). Em 2006, diplomou-se em Composição e Regência, sob a orientação de Emanuel Martinez (regência) e Harry Crowl (composição). Aperfeiçoou-se também com Edson Elias, Fernando Lopes, Andrea Lucchesini (Itália), Giorgia Tomassi (Itália), Claude Bessmann (França), Ingrid Barancoski, Manja Lippert (Alemanha), José Henrique Martins, Luiz Medalha, Roberto Tibiriçá, Elena Herrera (Cuba) e Peter Frank (Alemanha).

Em Curitiba, apresentou-se nas seguintes salas: Teatro Paiol, Teatro Guaíra, Auditório Poty Lazarotto (Museu Oscar Niemeyer), SESC da Esquina, Teatro da FESP, Solar do Barão (Sala Scabi), Auditório do Clube Curitibano, Ópera de Arame, Teatro da Reitoria, Auditório Brasílio Itiberê, Biblioteca Pública do Paraná, Centro Cultural Glaser, Teatro Chloris Casagrande Justen (Centro Paranaense Feminino de Cultura) e Auditório H. Spencer Lewis (AMORC). Em maio de 2008, realizou com o baixo Juarês de Mira um recital para o governador do Paraná televisionado para todo o Brasil e mais três países sul-americanos, ocasião em que realizaram a prémière da Canção do Guerreiro, do compositor brasileiro Hekel Tavares.

Apresentou-se ainda, entre atividades como recitalista e camerista, no Rio de Janeiro, no interior do Paraná (Maringá e Ponta Grossa), em Santa Catarina, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul (Porto Alegre). Em novembro de 2008 realizou em Braşov, na Romênia, com o apoio da Embaixada do Brasil, um recital inteiramente dedicado a compositores brasileiros. Também na Romênia apresentou-se na Sala George Enescu, no Palatul Şuţu e na Sala Polivalenta, em Bucareste, ocasião na qual estreou sua suite Cartas Romenas para piano a 4 mãos, ao lado da pianista romena Oana Zamfir, durante a realização da XIX Semana de Música Nova de Bucareste .

Em 2001, aos 18 anos, obteve o 1° lugar no Concurso Latino-Americano de Piano Rosa Mística.

De 2003 a 2005 foi co-responsável por um projeto de redescoberta e divulgação da obra de Brasílio Itiberê.

Em 2006, fez 3 concertos como solista junto à Orquestra Filarmônica da UFPR executando o Concerto n.21 para Piano e Orquestra K467 em Do Maior, de Mozart, com cadências de sua própria autoria.

Como regente interno, participou das montagens das óperas A Flauta Mágica (2000), Rigoletto e La Traviata (2007). Atuou ainda como maestro auxiliar da Orquestra Sinfônica do Paraná num concerto dedicado à música brasileira.

De 2002 a 2004 regeu a capela do Grupo Folclórico Ucraniano Poltava, de 2001 a 2003 o coro da Ordem Rosacruz - AMORC, entre 2004 e 2007 trabalhou com o coral infanto-juvenil Cante Conosco e em 2008 trabalhou com o Coral do Clube Curitibano.

Membro da Ordem Rosacruz - AMORC, é estudioso das relações entre música e misticismo e freqüentemente convidado a palestrar sobre o assunto.

Nos últimos anos, vem priorizando a execução de obras de compositores da primeira metade do século XX, especialmente Debussy, como resultado de um processo de depuração estilística e de afinidade. Mantém ainda um duo camerístico com o baixo Juarês de Mira, dedicando-se especialmente ao gênero Negro Spiritual.

No tempo que lhe sobra, dedica-se à poesia. Aos 14 anos venceu um concurso literário estudantil. Aos 20, obteve três premiações no III Concurso de Poesia Expert Arte. Em 2005 foi laureado com o 1° Lugar no I Concurso Nacional de Poesia “Augusto dos Anjos”, com um poema homenageando a cidade do Rio de Janeiro. Em 2007, obteve o 2o. lugar no I Concurso Nacional Elos de Versos e foi convidado a integrar a Academia Curitibana de Cultura.

Composições
Música da Morte (canto e piano, poema de Cruz e Sousa) (2001)
4 Prelúdios (piano) (2002)
Novellette (clarinete e piano) (2002)
Il Manque des Mots Qui S'Écroulent (canto e piano) (2002)
Estudo de Concerto em Re Bemol Maior (piano) (2002)
Aos Teus Pés (canto e piano) (2004)
A Música das Almas (coro a capella, poema de Vinícius de Morais) (2005)
Cadenzas para o Concerto n.21 K467 em Do Maior, de Mozart (piano) (2006)
Papillon (clarinete e piano) (2007)
Noturno (piano) (2008)
Perpetuum Mobile (clarone solo) (2008)
Cartas Romenas (piano a 4 mãos) (2009)
Premiações
XX Concurso Latino-Americano de Piano Rosa Mística (1o. lugar) (2001)
III Concurso de Poesia Expert Arte (três premiações) (2002)
I Concurso Nacional de Poesia “Augusto dos Anjos” (1o. lugar) (2005)
Concurso Nacional de Poesia Guemanisse (finalista) (2005/2006/2008)
Academia Curitibana de Cultura (indicação) (2006)
I Concurso Nacional Elos de Versos (2o. lugar) (2007)
I Concurso Nacional de Poesia Brasil em Versos (10o. lugar) (2008)
Ligações externas
http://raulpassos.blogspot.com/
O site YouTube disponibiliza vídeos sobre Raul Passos e sua obra e narrando o livro "Pinga Fogo", de Roberto Schukste, sobre a Venerável Maçonaria


http://pt.wikipedia.org/wiki/Raul_Passos

http://raulpassos.blogspot.com




Nessun commento:

Posta un commento