misabell

free counters

mercoledì 1 dicembre 2010

Aninha Portal




Ana Lúcia Ferreira Portal Bittencourt



Iniciou a carreira no ano de 1993, em Belém, integrando o conjunto de saba Sol Maior. Por essa época participou do "Festival Anual de Música", promovido pela Casa de Espetáculos Lapinha. Participando grupo Sol Maior apresentou-se em vários eventos e bares em Belém.
No ano de 1995, transferiu-se para o Rio de Janeiro e dois anos depois passou a integrar o Grupo Azulão, integrado por oficiais do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.
Em 1998 atuou também como vocalista e percussionista do Grupo Kavaketta, com o qual se apresentou por quase um ano na quadra do Bloco Carnavalesco Cacique de Ramos. No ano seguinte, em 1999, compôs e interpretou o samba para o desfile do Bloco Cacique de Ramos no carnaval, na Avenida Rio Branco.
Entre 2000 e 2001 participou de diversos eventos nos principais locais do Rio de Janeiro, entre eles Centro Cultural da Mangueira, Restaurante Severyna, Clube do Samba, Clube da Aeronáutica, Bloco do Bigode, Grêmio Recreativo Escola de Samba Porto da Pedra, Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha, SESC Tijuca, Grajaú Country Clube e Clube Esportivo Mauá.
Em 2002 abriu vários shows de Jamelão na Casa da Mãe Joana, acompanhada pelo Grupo Regente da Mangueira. Acompanhada pelo grupo Além da Raiz e com o apoio da "Embaixada Brasileira", "VARIG" e "Sheraton Hotel, representou o Brasil em Lima - Peru, no "Festival Gastronômico Cultural Brasileiro", realizado no Sheraton Lima Hotel & Casino. Apresentou-se ainda na "TV IRTP", "Rádio RPP Notícias" no programa "Hola Peru" e na " Boite Ritos" ao lado da cantora internacional Julie Freundt, considerada um dos grandes nomes da música peruana, obtendo grande repercussão através da mídia local.
Em 2003, no Clube Militar do Exército apresentou-se com Homero Ferreira e no Teatro Casa Grande como convidada do grupo Samba Quem Sabe.
No ano de 2004 atuou como vocalista do grupo Cubanos Bar Boite.
Em 2007 ao lado de Dorina, Ana Costa, Camila Costa, Elisa Addor, Magali, Márcia Lima, Telma Tavares, Verônica Ferriani e Vika Barcellos, participou do CD "As cantoras da Lapa - Encantos do samba", com arranjos de Alceu Maia e Fernando Carvalho, no qual foram incluídas dez composições de Ricardo Brito com variados parceiros. No disco interpretou a faixa "Quero ver você feliz" (Alberto Rosenblit e Ricardo Brito). O show de lançamento aconteceu no Bar Carioca da Gema, na Lapa, centro do Rio de Janeiro e contou com as participações de Ana Costa, Aninha Portal, Camila Costa, Dorina, Elisa Addor, Marcia Lima, Verônica Ferriani, Tatiana Vidal, Reynaldo Bessa e Denílson Santos, acompanhados pelos músicos Alceu Maia, Fernando Carvalho, Camilo Mariano, Victor Neto, Leandro Vasques e Pirulito.
Conmandou durante um ano a roda de samba do Clube do Samba e ainda apresentou-se diversas vezes, a pedido do compositor Paulinho Soares, na roda de samba do Severina, no bairro de Laranjeiras, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Em 2010 lançou o primeiro CD "Feitio de oração", cuja faixa-título é de autoria de Noel Rosa e Vadico. No disco interpetou 15 composições de autores variados, entre os quais Arlindo Cruz, Acyr Marques, Dominguinhos do Estácio, Baden Powell, Paulo César Pinheiro, Carlos Caetano, Dona Ivone Lara e Pedrinho da Flor, além de composições de sua autoria. Neste mesmo ano comandou uma roda de samba no bar Refúgio Carioca, no bairro de Realengo, Zona Oeste do Rio de Janeiro, roda de samba na qual era acompanhada pelo grupo Portal de Bamba, apresentou-se ainda, com o mesmo grupo, no Café Cultural Sacritlégio, na Lapa, centro do Rio de Janeiro e no Tabuleiro da Baiana, em roda de samba comanda pela cntora e compositora Eliane Faria.


http://www.dicionariompb.com.br/aninha-portal/dados-artisticos






http://www.aninhaportal.com

Nessun commento:

Posta un commento