misabell

free counters

venerdì 15 luglio 2011

Eliane Bastos


Eliane Bastos, nome artístico de Maria Eliane Ribeiro Wolff Bastos (Pitanga, 28 de setembro de 1965) é uma cantora brasileira.

Eliane Bastos descobriu ainda criança em Pitanga, no interior do Paraná, que a sala de sua casa tinha uma acústica excelente para que ela cantasse por cima dos discos que havia por lá. Com uma escova fazendo às vezes de microfone e com a escada que ia para os quartos servindo de palco, Eliane cantava as músicas que conhecia através do Programa Globo de Ouro, exibido pela Rede Globo nos anos oitenta, além de sucessos da Jovem Guarda e temas de novela, em discos que sua família comprava.

Começou a carreira como intérprete nas bandas de baile Spuma, ainda em Pitanga e depois Energia Brasil já em Curitiba. Trabalhou também em festas municipais, campanhas políticas, além de outros shows e apresentações.

Eliane Bastos é filha de João Rubens Gaissler Wolff e Terezinha de Jesus Ribeiro Wolff. Com seu ex-marido Luiz Alberto Bastos teve 3 filhos: João Vitor Wolff Bastos, Marina Wolff Bastos e Elisa Wolff Bastos. Após a separação, em 2003, manteve o sobrenome de casada pois seu nome artístico já estava bastante consolidado.

Em agosto de 1999 lança o CD "Além de Mim" no Teatro Paiol de Curitiba com músicos da cidade e participações de Plínio Oliveira e a bailarina Verônica. Segue para a Bélgica, divulgando músicas do CD e outras importantes da música brasileira, junto com Grafite, compositor curitibano que reside e atua na Europa desde 1993. Com Grafite, além dos diversos shows de apresentação, fez também um show especial, onde apresentou-se também para crianças refugiadas da Guerra dos Bálcans.

Em 2000 é convidada a integrar a Banda Laiki Kompania, interpretando inúmeras músicas do repertório de música popular da Grécia, com Guto Pereira, Kostas Frantzezos e Argyris Oikonomou. Participa ativamente da banda até hoje.

Em 2003 volta novamente à Bélgica levando na bagagem diversas músicas de compositores paranaenses como Raymundo Rolim, Mari Lopes, Michel Butnariu, além do repertório de músicas gregas. Em outubro do mesmo ano vai para Buenos Aires para gravação do CD "Oceano Íntimo" do grupo argentino Saviamantra. O grupo é conhecido por ser “a primeira banda argentina a tocar no espaço”, uma vez que um CD contendo duas canções da banda foi lançado ao espaço em 2001, contendo mensagens de paz de 188 chefes de estado.

Em 2004 grava seu segundo CD, "Toda Essência", com músicas de compositores paranaenses, com exceção da faixa "Apaixonado", de Wilson das Neves em parceria com Paulo Cesar Pinheiro.

Em 2005 participa da turnê de Demis Roussos no Brasil.

Em 2006 participa da Novela Belíssima da Rede Globo de Televisão, juntamente com Tony Ramos, Marcelo Antony e outros atores do elenco.

Além de cantora e compositora, Eliane Bastos é também contista premiada.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Eliane_Bastos


http://youtu.be/Jh9awTAM9sU



Nessun commento:

Posta un commento