misabell

free counters

giovedì 7 aprile 2011

Cyro Aguiar


Ciro Aguiar (Ciro Mendes de Aguiar), cantor e compositor, nasceu em Salvador/BA, em 09/12/1942. Estudou canto com Mariah Costa, no Instituto de Música de Salvador, e ainda adolescente apresentava-se interpretando músicas de Hekel Tavares e Dorival Caymmi.

Em 1961, depois de abandonar a Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende/RJ. Cyro ingressou na Rádio Mayrink Veiga, do Rio de Janeiro/RJ, onde se apresentou no programa Hoje é Dia de Rock, enquanto esperava ser contratado por uma gravadora.

Trabalhou ainda como bancário e professor de violão. Em novembro de 1963 assinou contrato com a RCA, gravando sua composição Itaparica. Lançou mais dois discos pela RCA e, em seguida, Cyro transferiu-se para a Continental, onde gravou dois LPs e alguns compactos.

Em 1970 estudou no Instituto Villa-Lobos, participando do seu coral, e no ano seguinte cantou no VI FIC, da TV Globo, Rio de Janeiro. Em 1972 atuou na ópera-rock Jesus Cristo superstar e gravou na Philips sua composição Asfalto falsificado, que fez algum sucesso.

Transferiu-se para o Instituto Musical de São Paulo/ SP, onde concluiu o curso de educação artística em 1975. Seu maior sucesso foi "Do you like samba?", de 1973, satirizando o modismo de gravar pop-rock brasileiro em inglês.

No início da década de 1990 foi lançada uma coletânea de suas primeiras gravações, o LP Ciro Aguiar — seus sucessos da Jovem Guarda. Em 1995 lançou disco novo: Ciro Aguiar no rocksamba. O sambalanço de Cyro Aguiar

Ele surgiu na Jovem Guarda e depois, nos anos 70, tornou-se um dos precursores do então nascente samba-rock ao gravar faixas como "Rei do Maracatu" (GilbertoGil / Jorge Ben Jor) e "Do You Like Samba" (Marcelo Duran), que até hoje animam os bailes.

É para mostrar que continua com seu sambalanço em dia que Cyro Aguiar acaba de lançar o CD "Me Ilumina", produzido por ele e Johny Marangoni, com distribuição pela Zaid Records.

No repertório, grandes clássicos do ritmo como "Dezesseis Toneladas" (Merle Mervis/ Roberto Neves) e o pout-pourri com "Pensamento Verde" (Branca di Neve), "Meu Guarda Chuva" (Jorge Ben Jor) e "Deixa de Banca" (Nino Ferrer/Jean Poker/Eduardo Araújo).

Nas rádios, Cyro já começa a trabalhar a faixa-título, de sua autoria. No CD, ele ainda conta com as participações especiais dos grupos Sampa Crew na clássica "Carinhoso" (Pixinguinha) e Atitude 4 na inédita "Duas Asas", composta por ele próprio. Outros participantes ilustres que também deram seu aval ao disco foram o grupo Farufyno, o cantor Leandro Lehart e o radialista Wagner Mendes.

Biografia enviada por Elizabeth em 12/5/2010


http://www.letras.com.br/biografia/cyro-aguiar









Antes Que A Tristeza Venha

Cyro Aguiar

Antes que a morte chegue
Antes que o sorriso apague
Antes que a tristeza venha
Antes que o amor acabe

Antes que a morte chegue
Antes que o sorriso apague
Antes que a tristeza venha
Antes que o amor acabe

Antes que a morte chegue
Trate logo de fazer o que você puder
Antes que a tristeza volte
Mostre sua alegria para quem vier
Veja como o tempo passa
E o mundo só termina para quem morreu
Ponha sua roupa nova
E sorria no espelho como faço eu

Olha que o mundo é belo
E essa vida não se vive mais de uma vez
Ame quanto mais puder
Faça tudo por amor
Seja o que Deus quiser

Saia pelo mundo afora
Sinta todo o universo dentro de você
Viva mais intensamente
Viva sempre no presente para não sofrer

Antes que a morte chegue
Antes que o sorriso apague
Antes que a tristeza venha
Antes que o amor acabe

Antes que a morte chegue
Antes que o sorriso apague
Antes que a tristeza venha
Antes que o amor acabe



http://www.vagalume.com.br/cyro-aguiar/antes-que-a-trtisteza-venha.html#ixzz1InTZzzpH

Nessun commento:

Posta un commento