misabell

free counters

martedì 19 aprile 2011

Daniela Mercury


Daniela Mercury de Almeida nasceu em Salvador, Bahia, em 28 de julho de 1965. Começou seus estudos de dança ainda pequena e ingressou na música aos 15 anos, cantando em barzinhos da capital baiana. Estudou Dança na Universidade Federal da Bahia e se casou aos 19 anos com Zalther Póvoas. Os frutos desse casamento são Gabriel e Giovana. Separada, volta a se casar em 1998 com o advogado Marcelo Porciúncula. Curiosidade: junto com seu segundo marido ela compôs Trio Metal, um dos seus grandes sucessos. Profissionalmente trabalhou como backing vocal de Gilberto Gil. Daí para sua entrada no mundo do carnaval, em cima de um trio elétrico, foi um passo. E para o título de Rainha do Axé, faltou apenas alguns anos.

Em 1965 Daniela Mercury nascia sob o signo de Leão. Já se previa uma personalidade forte e exuberante. Desde criança se apaixonara pela dança e aos oito anos de idade começava a dançar pelas mãos da tia Ângela, na Escola Ana Nery. Eram os primeiros passos da bailarina que ainda não se adivinhava cantora. Filha de Liliana Mercury e de Antônio Fernando de Abreu Ferreira de Almeida, Daniela teve uma infância saudável ao lado dos irmãos: Tom, Cristiana, Vânia e Marcos. A vida de classe média, modesta, mas plena de projetos, era levada entre o gosto pelas brincadeiras, pela arte e responsabilidade nos estudos. Até a vida adulta, o norte de Daniela foi o balé. Sendo assim decidiu cursar a Faculdade de Dança da Universidade Federal da Bahia (o primeiro curso de nível superior do gênero no país). Nessa época Daniela começou também a soltar a voz. Ainda adolescente, ela e a irmã Vânia começaram a cantar na noite de Salvador, apresentando shows de voz e violão. Vem desta época a paixão pelo repertório de Chico Buarque e Elis Regina - que Daniela até hoje adora cantar na intimidade dos amigos e familiares. No entanto a dança continuaria a ser o sonho de artista de Daniela. Sonho esse que se transformou em um encontro com as raízes da cultura popular da Bahia. Daniela foi conquistada pelo carnaval, no momento em que esta festa entrava numa ebulição criativa que iria mudar a postura cultural da Bahia e conquistar o mercado brasileiro da música. Aos 19 anos, Daniela se casou com Zalther Povoas (de quem se separou em 1996), amigo de infância, com quem teve os filhos Gabriel e Giovanna que concilia os estudos regulares com a dança, que, como no caso da mãe, é sua paixão

Daniela Mercury é uma cantora que nasceu no Carnaval da Bahia e que sempre está revolucionando sua expressão artística. Descobriu seu talento se apresentando em pequenos bares, aos 15 anos de idade. Logo, ousou enfrentar a prova de fogo do trio elétrico - um palco móvel acompanhado por milhares de pessoas pelas ruas de Salvador. Para a artista, não poderia haver melhor escola. Ninguém entendia como uma cantora que surgiu de repente já apresentava uma performance tão completa. Só o carnaval da Bahia para explicar tal mistério. E esse é um dos segredos para seu grande sucesso, que acabou transformando Daniela Mercury em uma das principais artistas da MPB atual. Com seu espírito inovador e com toda a energia nos palcos, Daniela Mercury acabou levando a sua música para todo o mundo, como uma verdadeira embaixatriz da cultura brasileira.

Filha de uma assistente social, Daniela Mercury abraçou desde jovem a solidariedade e o empenho em contribuir para uma sociedade mais justa. Seu amor pelo Brasil, tão expresso na sua arte e exaltado nos países em que se apresenta, lhe serve de estímulo para lutar contra as injustiças sociais, o abandono, a exploração sexual e o trabalho infantil. A parceria com organizações como Unicef, Comunidade Solidária e Unesco são uma prioridade para Daniela. Em meio à sua agenda de shows, apresentações na televisão, visitas às rádios, entrevistas à imprensa, ela sempre encontra um jeito de participar das campanhas pela cidadania e justiça social.




http://www.clerioborges.com.br/danibiografia.html


http://www.danielamercury.art.br/radio


http://www.danielamercury.art.br/hotsite/2010.10




http://youtu.be/0qpt0bhiD9k




http://video.nationalgeographic.com/video/player/music/genre-wm/brazilian/daniela-mercury-toneladas-de-amor-wm.html

Nessun commento:

Posta un commento