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mercoledì 25 agosto 2010

Michel Melamed


Michel Melamed
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nome completo Michel Melamed
Nascimento 10 de março de 1976
Rio de Janeiro, RJ

Michel Melamed (Rio de Janeiro, 10 de março de 1976) é poeta, diretor teatral, autor teatral, ator de teatro, performer e apresentador de televisão brasileiro.

Formação
De formação autodidata, Melamed começa a escrever aos quinze anos, ao participar de um evento na Faculdade da Cidade do Rio, chamado "Terças Poéticas", que reunia autores consagrados como João Cabral de Mello Neto, Ferreira Gullar, Antônio Houaiss, e jovens autores.

Participou da fundação e dirigiu o Centro de Experimentação Poética CEP 20.000, em conjunto com os poetas Chacal e Guilherme Zarvos com eventos mensais no Espaço Cultural Sérgio Porto e publicações. Através do grupo, Melamed teve diversos poemas publicados em antologias e CDs gravados.

Em 2002 atuou, ao lado de Matheus Nachtergaele e Marcélia Cartaxo, no espetáculo Woyzeck, o Brasileiro, recriação polêmica de Cibele Forjaz e Fernando Bonassi da obra clássica do alemão Georg Büchner.

Regurgitofagia
Regurgitofagia é nome de seu livro (editora Objetiva, Rio de Janeiro) e espetáculo. Nesta peça, Michel Melamed se utiliza da integração de linguagens - teatro, poesia falada, stand-up comedy, performance e artes plásticas - para fazer uma crítica contundente e bem-humorada do mundo contemporâneo, através, exclusivamente, de fragmentos de textos autorais e de uma interface denominada "pau-de-arara", onde cada reação sonora da platéia (risos, aplausos, tosses, etc.) era captada por microfones que as transformava em descargas elétricas sobre o corpo do autor/autor.

Michel foi contemplado com a Bolsa Rioarte, segmento Arte e Tecnologia, para montagem deste espetáculo que estreou no Rio de Janeiro no mês de abril de 2004, para uma temporada de três semanas, permanecendo nove meses em cartaz. Este foi considerado um dos dez melhores espetáculos do ano pelo O Globo e pelo Jornal do Brasil, sendo depois apresentado em São Paulo por mais seis meses, com pequenas temporadas em Brasília, Porto Alegre (no Festival Porto Alegre em Cena), Belo Horizonte e outras capitais, além de apresentações especiais em Nova Iorque, Paris e Berlim.

O mesmo jogo tenso está em seu livro homônimo, que solicita a cumplicidade do leitor em sua escrita intertextual e polifônica. O livro, no qual o espetáculo teatral se baseia, é considerado pelo professor João Carlos Gonçalvez como uma obra de "corpo presente", seja pela estrutura textual inusitada, seja pela metáfora do ator-corpo que oculta-se e revela-se no corpo-livro.

Dinheiro Grátis
Premiado com o FATE/RJ, o segundo espetáculo de Michel Melamed, Dinheiro Grátis, estreou no Rio de Janeiro em janeiro de 2006.

Durante a apresentação, ocorrem "leilões" entre ator e público, que negociam conceitos e atos, permitindo que a declamação de um poema de amor, por exemplo, seja comprada por alguns reais. Dinheiro Grátis é uma reflexão sobre a mercantilização das relações sociais e a presença constante do dinheiro como ordenador da vida humana.

Homemúsica
Homemúsica é a terceira parte, e conclusão, de sua Trilogia Brasileira, que estreou no segundo semestre de 2007 no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) em Brasília, montagem que recebeu o Prêmio Myrian Muniz de apoio à pesquisa teatral da Funarte.

Tem como personagem principal Helicóptero, um jovem que tem um dom único: de cada parte do seu corpo é emitido o som de um instrumento musical. Vindo do interior, ele ruma ao sudeste do país para tentar a vida de artista, mas encontra muitas dificuldades e as coisas não saem como imaginava. A peça faz parte da Trilogia composta por "Regurgitofagia" e "Dinheiro grátis". Não é apenas uma peça falada, mas cantada, tocada e fazendo uso também de recursos de vídeo, tecnologia e muito bom humor.

Anti-Dinheiro Grátis
Apresentada como a "quarta parte" da Trilogia Brasileira, um epílogo, Michel Melamed realiza uma radical inversão de linguagens. Na sua primeira parte temos o espetáculo original (citado no título) com seus leilões, cenas de humor e ironia, tudo de forma muito histriônica e empática. Na segunda parte temos uma reflexão sobre o teatro e o público. Extremamente polêmico, o espetáculo em algumas apresentações teve a platéia dividia entre aplausos efusivos e vaias. Muito comentou-se que o motivo para a realização desta mudança no espetáculo inicial seriam os processos que estaria enfrentando na justiça (apologia às drogas, depredação de patrimônio público, incitação, etc.).

Televisão
Na televisão, Michel Melamed já participou de diversos programas. Em 1998, começou apresentando "Profissão talento" na TV Bandeirantes, que logo passou a também roteirizar e dirigir. Na GNT apresentou "Movimento GNT" (2000-2001) e "Lembranças do Brasil". Na TVE, fez parte da equipe dos programas "Na arquibancada" e "Comentário geral". Como ator, interpretou Dom Casmurro na microssérie "Capitu" da rede Globo, que foi ao ar em dezembro de 2008. Em 2009 roteirizou e dirigiu com Nelson Hoineff o programa "Celebridades do Brasil" no Canal Brasil.

Mas sua experiência mais duradoura foi como apresentador e co-diretor da revista eletrônica Recorte Cultural, que ele mesmo criou para a TVE do Rio de Janeiro, e que foi ao ar de janeiro de 2005 a agosto de 2008. Com duração de 30 minutos, o programa era exibido de segunda a sexta às 20:30h na TVE Brasil, com reprise diária à meia-noite.

Michel foi indicado, juntamente com Fernanda Montenegro e Lázaro Ramos, na categoria TV ao "Prêmio Faz Diferença" do Jornal O Globo.

Em 2010 criou, escreveu, dirigiu e apresentou a série "Campeões de Audiência" no Canal Brasil. Apontado pela crítica especializada como um sopro de criatividade, renovação e ousadia na tv brasileira.

Ligações externas
Sítio oficial
Microssérie Capitu
Campeões de Audiência

http://pt.wikipedia.org/wiki/Michel_Melamed

https://twitter.com/michelmelamed








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