misabell

free counters

domenica 4 luglio 2010

Carlos Alberto da Costa Nunes


Carlos Alberto da Costa Nunes
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo. (desde Fevereiro de 2008)
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.

Carlos Alberto da Costa Nunes (São Luís do Maranhão, 19 de janeiro de 1897 — Sorocaba, 1 de outubro de 1990) foi um poeta brasileiro.

Filho de José Tito da Costa Nunes e Cândida Amélia da Costa Moura, formou-se pela Faculdade de Medicina da Bahia. Depois esteve exercendo clinica no Acre ainda em tempos da ferrovia Madeira-Mamoré. A seguir, sempre na procura de clientes, veio ao Estado de São Paulo onde excerceu medicina no vilarejo de Bom Sucesso (Hoje cidade de Paranapanema), esteve em Angatuba,Tatuí, Santa Cruz do Rio Pardo, Fartura e Guaratinguetá, para definitivamente estabelecer-se na capital paulista onde trabalhou até a aposentadoria no Instituto Médico Legal. Em 1938 publicou pela editora Elvino Pocai o poema épico nacional "Os Brasileidas". Graças ao poema foi convidado a preencher a vaga na cadeira número cinco da Academia Paulista de Letras e isso se concretizou no dia 8 de março de 1956. Ali ele também viria trabalhar no quadro adminstrativo.

Júlio Dantas comentou "O poeta é simplesmente extraordinário. Que dignidade de expressão, que nobreza de imagens, que alto sentido do estilo épico, que vigor e que movimento nas narrativas, que conhecimento substancial da língua, que domínio absoluto do verso branco, quase sempre escultural". Porém, talvez uma dos maiores legados foi o trabalho como tradutor dos idiomas; alemão (Goethe), inglês (Shakespeare), latim e grego antigo (Platão). Um enorme patrimonio deixado a cultura nacional. Em dois de seus trabalhos esteve na tradução da Ilíada e Odisséia de Homero numa rima inédita, isto diretamente do grego antigo (editora Melhoramentos). Ele também pertenceu ao Instituto Histórico e Geográfico.

Quando de sua passagem por Angatuba "Dr. Nunes" conheceu a jovem e viúva, professora Filomena Turelli (1897-1983), filha do seu paciente, o italiano Francesco Turelli e que como ele naquela casa gostavam do estudo de história e literatura clássica. Daí, após namoro, uniram-se definitivamente em casamento realizado na cidade de Tatuí. Segundo depoimento de seu cunhado Ulisses: "Dr. Carlos era vindo de família de inteligentíssimos, porém todos padecentes de tuberculose. Naqueles tempos (início do século XX), quem morava em São Luís preferia ir fazer compras em Portugal do que vir até ao Rio de Janeiro, isso facilitado pela rota ser mais curta. Assim, numa dessas viagens feitas de navio ao velho continente, quando do percurso de retorno ao Brasil, seu pai já estava muito debilitado, veio falecer dessa doença. O funeral ocorreu em alto mar".

Philomena teria sido a maior incentivadora nas partipações iniciais do tradutor. O casal era muito considerado nos meios literarios de São Paulo e já ao final da vida, doaram uma rica homeriana a Academia Paulista de Letras.

Morreu em Sorocaba e seus restos mortais foram levados a ficarem para sempre junto ao de sua esposa no cemitério municipal de Angatuba. No túmulo consta a frase: "UIXERUTQUE MIRA CONCORDIA PERMUTUAM CARITATEM ET IN UIGEM SE ATEPONENDO". Não deixou filhos.

Obras
Os Brasileidas (1938 - Editora Elvino Pokai e após, pela Melhoramentos)
Beckmann (edição particular)
Estácio (edição particular)
Adamastor ou O Naufrágio de Sepúlveda (edição particular)
Clávigo (traduzido de Goethe)
Ifigênia em Tauride (ano 1964 Goethe-Instituto Hans Staden)
Tragédias (traduzido de Friedrich Hebbel - Editora Melhoramentos)
Shakespeare (tradução da obra completa - Editora Melhoramentos)
Ilíada (traduzido do grego antigo - Editora Melhoramentos)
Odisséia (traduzido do grego antigo - Editora Melhoramentos)
Platão (tradução em 14 volumes, Editora Universidade do Pará)
Virgílio (tradução)
História da Academia Paulista de Letras.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Carlos_Alberto_da_Costa_Nunes



Em três volumes, a tradução hoje clássica de Carlos Alberto Nunes das peças de William Shakespeare (1564-1616). São 34 peças, entre comédias, tragédias e dramas históricos, daquele que é considerado o maior poeta da língua inglesa e o maior autor de teatro da literatura ocidental. Carlos Alberto da Costa Nunes nasceu em São Luís do Maranhão, a 18 de janeiro de 1897. Escritor, poeta, teatrólogo, traduziu a partir das línguas originais clássicos como Homero e Shakespeare.

Nessun commento:

Posta un commento